A Vivência na Ginástica Olímpica por Gean Gabriel Vieira

treino, verão, vôlei, slackline, corrida, bicicleta, frescobol, férias
5 Tipos de treino para praticar no verão
11 de janeiro de 2019
Descubra os Cuidados para Treinar no Verão
20 de fevereiro de 2019

A Vivência na Ginástica Olímpica por Gean Gabriel Vieira

Em comemoração ao Dia da Ginástica Olímpica, a equipe da Pro Sport entrevistou Gean Gabriel Vieira, bacharel em Esporte formado pela USP, técnico principal das equipes de treinamento femininas da SOGIPA e Árbitro de categoria nacional da Confederação Brasileira de Ginástica.

Perguntado sobre como se sente trabalhando com esse esporte, Gean nos emociona de como se deu o início o processo de prática de Ginástica: “comecei na ginástica por conta da minha mãe. Eu era muito bagunceiro e meus pais acabaram optando por me colocar em um esporte que correspondesse aos tipos de brincadeiras que mais gostava (correr, pular, etc.). Eu comecei a treinar com 8 anos!”

E foi assim, desde muito novo, que ele começou a sua trajetória: “aos 10 anos eu entrei na equipe do ginásio aonde treinava, e,desde então, quis ser um técnico de Ginástica Artística, diz o treinador”. Perguntado sobre os desafios de trabalhar na área, Gean diz que “[…] não é nada fácil trabalhar com ginástica. Exige uma paciência e uma capacidade muito grande de lidar com a pressão, ansiedade, estresse e cobranças. Ainda assim, eu me sinto completamente realizado podendo trabalhar com algo que eu amo, e que faz com que eu queira sempre me desenvolver e melhorar profissionalmente.

O ginasta também nos contou um pouco sobre o preparo físico que se deve ter e a rotina necessária para o esporte: “em um treino de Ginástica Artística trabalha-se, fora os elementos específicos e educativos em cada aparelho, exercícios de força, potência, flexibilidade, resistência de força e coordenação, principalmente.

O treinador também nos conta como é a rotina de treinos de cada atleta, de acordo com os diferentes níveis:

  • Iniciantes em equipe de treinamento: 2 a 4 vezes por semana, 1:30 a 3 horas por sessão de treino
  • Ginastas intermediários em equipe de treinamento: 3 a 5 vezes por semana, 2 horas a 4 horas por sessão
  • Ginastas avançados: 5 a 6 vezes por semana, um ou dois períodos (manhã e tarde), 4 horas ou mais por sessão de treino

Após conhecer um pouco da rotina dos ginastas, voltamos a saber um pouco mais sobre a a sua jornada na Ginástica. Ele nos conta sua linha do tempo e as competições importantes da qual já teve a oportunidade de competir: “trabalho com Ginástica desde os 19 anos, quando me tornei árbitro nacional. Aos 22 anos comecei a atuar como técnico, logo após me formar na faculdade Já competi em Troféus São Paulo, Copas Estaduais em São Paulo, Jogos Regionais e Abertos de São Paulo, Campeonato Estadual e Campeonato Brasileiro.”

Ele nos presenteia, também, nos contando qual é a sensação de competir e o que fica com a prática do esporte: “a sensação de competir, para mim, sempre foi um misto de bom e ruim (risos). Eu ficava muito nervoso, ansioso, pensativo, mas, geralmente, competia bem. Focado, atento e sentia que aquilo dava uma imensa sensação de superação, que era sempre renovada juntamente com meus objetivos para a próxima competição”.

 

Gean Gabriel Vieira é uma inspiração para hoje e para todos os outros dias. Se você pensa em iniciar a prática da Ginástica ou conhece alguém que seja forte candidato a isso, entre de cabeça nesse sonho e vá em frente! Esporte é amor, saúde e muita batalha!

Para conferir mais conteúdos interessantes como esse, acesse nossa página do Facebook e no InstagramFeliz Dia da Ginástica Olímpica!

2 Comentários

  1. Sandra de Assis Marques disse:

    Gean e um professor tranquilo, determinado e conhecedor do que faz!Ele e tecnico de minha filha que ano passado era mirim e esse ano e pre, ela aprendeu e entende o parque dos movimentos, posicionamento e pontuacao em uma competicao, a base que o Gean juntamente com a tecnica Dani Santos estao trabalhando na Sogipa e solida e futuramente produzira boas medalhas!

  2. Sandra de Assis Marques disse:

    Gean e um professor tranquilo, determinado e conhecedor do que faz!Ele e tecnico de minha filha que ano passado era mirim e esse ano e pre, ela aprendeu e entende o porque dos movimentos, posicionamento e pontuacao em uma competicao, a base que o Gean juntamente com a tecnica Dani Santos estao trabalhando na Sogipa e solida e futuramente produzira boas medalhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *