Descubra os Cuidados para Treinar no Verão

A Vivência na Ginástica Olímpica por Gean Gabriel Vieira
30 de janeiro de 2019
Conheça as modalidades que bombaram em 2018
22 de março de 2019

Descubra os Cuidados para Treinar no Verão

A Pro Sport trouxe um artigo especial para você fazer exercícios físicos no verão com todo o cuidado necessário. Ele foi produzido por nossa colaboradora Daniela Meirelles do Nascimento, fisioterapeuta, especialista em Ciências do Esporte (UFRGS), mestre em Fisiologia (UFRGS), doutoranda em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares (UFRGS).

A chegada do verão estimula as pessoas a buscarem uma condição física melhor, muitas vezes, seguindo padrões de beleza que nada têm a ver com saúde. O conhecimento do potencial malefício que o exercício em altas temperaturas acarreta, pode prevenir condições críticas e por vezes fatais aos seus praticantes.

O exercício físico aumenta o metabolismo, elevando consideravelmente a produção de calor. Em repouso, os músculos podem produzir até 25% do calor total do corpo; ao se contraírem, a produção de calor aumenta significativamente, em virtude do aumento da taxa metabólica. O exercício muscular máximo pode aumentar a produção global de calor em cerca de 50 vezes o normal em poucos segundos, sendo que a temperatura corporal extremamente alta pode superar os mecanismos termorreguladores de perda de calor.

O aumento excessivo da temperatura do corpo pode conduzir à exaustão térmica. Seus sintomas mais comuns são: mal-estar, fraqueza, cefaleia, hiperirritabilidade, ansiedade, taquicardia, tontura, náusea, vômitos, diarreia e hipotensão. Os indivíduos com exaustão por calor respondem rapidamente à reposição oral de líquidos, resfriamento corporal e repouso em ambiente fresco.

O EHS (Exertional Heat Stroke) é uma doença térmica caracterizada pela perda da consciência e elevação da temperatura corporal para 40ºC. Os sintomas apresentados pelo indivíduo com quadro de EHS incluem: tontura, distúrbio abdominal algumas vezes com incidência de vômito e delírio. Esses sintomas são quase sempre exacerbados por certo grau de choque circulatório induzido pela perda excessiva de líquido e eletrólitos no suor. A imersão em água fria ou em banheira com gelo é uma medida que promove o resfriamento imediato de todo o corpo. Na ausência desse recurso, pode ser aplicada ainda a técnica de envolvimento com toalhas ou lençóis com gelo, que podem ser colocados também sobre áreas com maior perda de calor, como virilha, pescoço e axilas.

 

FONTES: 
– Camargo MG & Furlan MMDP. Resposta fisiológica do corpo às temperaturas elevadas: exercício, extremos de temperatura e doenças térmicas. Revista Saúde e Pesquisa, v. 4, n. 2, p. 278-288, maio/ago. 2011 – ISSN 1983-1870.
– Navarro CS, et al. Exertional Heat Stroke. Curr Sports Med Rep.2017 Sep/Oct;16(5):304-305. PMID: 28902747 DOI: 10.1249/JSR.0000000000000403.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *