Entrevista com o preparador Rogério Maia

Academias de condomínio precisam estar regulares
28 de março de 2019
Exercícios podem ajudar no tratamento de doenças
19 de setembro de 2019

Entrevista com o preparador Rogério Maia

Já sabemos da importância do goleiro em qualquer jogo. É um personagem fundamental e decisivo, que está à frente do alvo principal do adversário. Para explicar melhor, somente uma das pessoas que mais entende do assunto: o treinador de goleiros profissional Rodrigo Maia!

Confira nossa entrevista completa que foi concedida por Rodrigo para a Pro Sport, da qual passa sobre assuntos como sentimentos, rotina de treino, paixão pelo futebol, habilidades e carreira:

Perguntado sobre o significado de treinar os goleiros, Maia ele nos explica com propriedade sobre o assunto: “Goleiro é uma posição particular e diferente do restante das outras posições. Uma posição com estética e arte singular. É uma posição que, historicamente, desde as brincadeiras de rua até, propriamente, os treinos organizados, tem realidades diferentes das outras posições do futebol. O goleiro é obrigado a exercitar suas capacidades motoras de forma específica, pois as exigências da posição são diferentes dos jogadores de linha.”

Rodrigo termina dizendo sobre a condição de estar sempre em sintonia: “Penso que o goleiro deve estar em total sintonia com o modelo de jogo da equipe. Acredito e tento trabalhar dessa maneira, mesmo sabendo das particularidades que ainda a cultura do futebol proporciona, para que o goleiro não seja uma peça isolada no contexto do jogo. Por isso, trabalho para que o goleiro seja o mais equilibrado e consistente possível, sem “pontos fortes e fracos”, por mais que cada um tenha sua particularidade e suas características. O goleiro requer um ensino e treinamento muito especial e diverso.”

Ele também nos falou sobre a sua maior motivação para manter-se nessa área: “O futebol é uma grande paixão nacional, faz parte de homens, mulheres e crianças. É uma forma de interação, independente da classe social, raça ou qualquer outra diferença. O goleiro é capaz de ser amado e odiado ao mesmo tempo. Ele vai do heroísmo ao fracasso em segundos, por isto, vem a motivação de treinar o goleiro na evolução dos seus aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos.”

De acordo com Rogerio Maia, os goleiros necessitam de muitas habilidades para desempenhar as funções adequadamente: “deverá possuir características , técnicas, físicas, táticas, e psicológicas distintas dos demais jogadores. Exige-se de um goleiro um tal acúmulo de capacidades corporais e psíquicas que só podem ser encontradas em poucos jogadores.”

Além disso, ele nos conta um pouco sobre a rotina de treinos: “A Rotina de treino esta relacionada com o objetivo do que deve ser melhorado no goleiro, respeitando o calendário de jogos e as individualidades de cada atleta, sempre relacionado com o tempo de preparação, a idade e as experiências anteriores de cada goleiro.

E também nos deu dicas para quem e quem deseja iniciar a carreira na carreira de goleiro: “procurar boas escolas, clubes e profissionais capacitados para treina-los de forma lúdica ou competitiva e, principalmente, segura para evitar lesões e aumentar o interesse destes goleiros para executar, jogar nesta posição especial.”

Terminamos com um ponto alto de uma citação lembrada por Rogerio, do ex-goleiro Castilho: “Goleiro é um artista responsável por retardar o ponto máximo do espetáculo que é o gol.”

Gostou da entrevista? Confira todos os nossos conteúdos no nosso Instagram e Facebook oficiais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *