Alcance novos resultados na sua academia em 2020

Curta as férias sem perder o ritmo dos treinos
1 de janeiro de 2020
Mantenha-se hidratado para o carnaval
6 de fevereiro de 2020

Alcance novos resultados na sua academia em 2020

A Pro Sport veio te mostrar que você pode sim ter um ano produtivo e com novos resultados na sua academia. Um passo importante para isso é o planejamento estratégico. Com ele você irá alcançar melhores resultados neste novo ano.

 

Um planejamento estratégico é fundamental para o bom andamento da sua academia. Somente com ele é possível ter melhores resultados e foco no acompanhamento dos indicadores, que mostrarão se o seu espaço está no rumo certo a fim de atingir os objetivos. 

Abaixo você irá conferir tudo sobre o planejamento estratégico e quais fatores devem ser considerados.

Planejamento estratégico para academia

Se engana quem pensa que os resultados são rápidos. Eles levam tempo. Os resultados consistentes e sustentáveis só são observados a longo prazo. Por isso, você não deve pensar em lucro, é mais como um investimento. O foco deve ser em conquistar e fidelizar clientes, de forma a manter o seu negócio com sucesso.

Plano estratégico eficaz

Para criar um plano estratégico eficaz é necessário considerar os períodos difíceis, em que poucas pessoas frequentam o espaço, e também acompanhar alguns indicadores, que mostrarão se o negócio é sustentável.

Períodos difíceis 

São os períodos em que as academias tendem a esvaziar, como no outono e inverno. Esses meses de frio muitas vezes afastam os alunos das academias. Todo negócio passa por esses períodos, ou seja, meses em que não há tantos resultados positivos. Portanto, é necessário estar preparado para os meses de queda, tendo reservas de recursos financeiros para esses momentos e também para situações de imprevistos, que podem acontecer a qualquer momento.

Outros fatores: analise a região em que a academia encontra-se e verifique o perfil dos alunos. Assim, você poderá pensar em ações estratégicas para driblar os meses difíceis. Por exemplo, se o período de férias é o que apresenta menor número de alunos, uma possibilidade é oferecer planos que não terminem nesses períodos.

Visão e perspectiva

Para construir um bom planejamento, é indispensável conhecer todos os processos do negócio, as tarefas realizadas pelos colaboradores, o fluxo financeiro, ou seja, ter uma perspectiva ampla e abrangente sobre a academia. Afinal, a harmonia entre diferentes áreas e equipes é um fator importantíssimo para mover e impulsionar a sua academia. O acompanhamento do gestor pode ser feito com a ajuda de softwares de gestão e controles de acesso.

Como implantar o plano estratégico na academia

Considere informações de clientes. Os clientes sempre podem trazer grandes informações para as empresas. No caso das academias, os clientes podem ajudar a identificar em que área é possível investir mais e quais são necessidades e demandas ainda não atendidas, mas que poderiam trazer resultados bastante positivos.

Definir ações

A ideia do planejamento estratégico é mostrar quais ações devem ser adotadas para atingir os objetivos esperados. Entre os elementos que devem ser listados estão a previsão de aquisição de novos equipamentos, campanhas para atrair novos clientes, ideias para retenção de alunos, implantação de um software de gestão para facilitar o acesso às informações, formas de controle e acompanhamento, etc.

Preparar-se para eventualidades

A ideia do planejamento estratégico é que tudo dê certo, mas sempre pode acontecer algum imprevisto. Neste caso, é preciso ter alternativas e flexibilidade para adaptar-se a novas situações. Como já falamos, uma reserva financeira deve sempre estar disponível. A reserva de recursos para casos não previstos no plano é uma boa opção para contornar uma situação de emergência sem prejudicar os negócios.

Utilizar a tecnologia a seu favor

Vivemos em uma era repleta de facilidades, com recursos que podem nos ajudar a alcançar a excelência nas mais diversas áreas, e o planejamento estratégico é uma delas. São diversas as opções disponíveis no mercado.

Além de ferramentas para ajudar a implementar essas diferentes formas de análise, existem ainda softwares de gestão que envolvem o acompanhamento, controle e análise dos diversos dados e indicadores do negócio, essenciais para um bom planejamento estratégico. 

Para um empreendedor construir uma estrutura de sucesso e satisfazer clientes, é essencial definir metas, conhecer seu negócio e planejar suas ações. E vale a pena usar os recursos disponíveis no mercado a seu favor!

Aproveite as sugestões da Pro Sport e impulsione os resultados da sua academia neste novo ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *