Benefícios da prática de exercícios físicos para as mulheres

Projeto para montar sua academia
19 de fevereiro de 2020
Rotina saudável x desempenho profissional
25 de março de 2020

Benefícios da prática de exercícios físicos para as mulheres

No dia de hoje é o momento de relembrar toda a luta por direitos sociais das mulheres. E, nada melhor do que aproveitar o dia para falar sobre a saúde, a prática de exercícios físicos regulares e os benefícios que eles trazem para a vida das mulheres.

O sexo feminino tem marcado cada vez mais a presença em parques, quadras esportivas, academias e outros lugares em que são possíveis desfrutar das vantagens das atividades físicas, até mesmo em casa.  

É sempre bom lembrar que o estilo de vida fitness e esportivo vai muito além da busca pela estética ideal ou competição. Atualmente já se sabe que a prática regular de exercícios físicos trazem muitos benefícios para o organismo, desde a parte psicológica até o fortalecimento de ossos e articulações, especialmente para as mulheres.

 

Benefícios dos exercícios físicos 

Regula o ciclo hormonal: a produção de endorfinas, decorrente do exercício aeróbico, resulta na sensação de bem-estar, além de regularizar o ciclo hormonal na mulher. Assim, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, com menos cólicas e menos efeitos relacionados à TPM como, por exemplo, dores nas mamas e alterações de humor. Outros efeitos positivos da prática de exercícios regularmente é a maior facilidade de engravidar, além do aumento de libido.

Reduz em 35% o risco de morte: exercitar-se é capaz de aumentar a expectativa de vida. Atividade física regular pode reduzir em até 35% o risco relativo de morte em mulheres, de acordo com um estudo. A pesquisa mostrou que o exercício pode funcionar como um medicamento, mas, assim como remédios, é necessário uma dose certa. O estudo mostrou que, para reduzir problemas cardiovasculares, é necessário no mínimo 90 minutos de atividades físicas moderadas por semana.

Diminui os sintomas de depressão: os exercícios físicos, como a caminhada, colaboram para a redução de sintomas da depressão. Um estudo comprovou que mulheres que caminhavam de 20 a 40 minutos, três vezes por semana, durante seis semanas, obtiveram uma redução nos sintomas depressivos em comparação ao grupo de mulheres que eram sedentárias. Ou seja, a atividade física pode ser uma grande aliada no combate à depressão.

Melhora a qualidade de vida após tratamento de câncer de mama: se exercitar regularmente após o tratamento contra o câncer de mama melhora a função cardiorrespiratória e a força muscular, de acordo com um estudo. Ele também comprovou que a atividade física é capaz de reverter os efeitos colaterais negativos causados pelo tratamento. 

Reduz o risco de câncer de cólon: a atividade física regular pode reduzir em até 50% o risco de desenvolver a doença, de acordo com um estudo.

Alivia sintomas da menopausa: um estudo mostrou que a falta de atividades físicas não deixa apenas a saúde feminina em risco durante a menopausa, mas também pode aumentar os problemas. A prática de atividade física regularmente é importante para diminuir os sintomas indesejáveis dessa fase da vida e também pode ser considerada uma forma de terapia. 

Previne doenças cardíacas: mulheres com mais de 65 anos ficam ainda mais protegidas contra doenças cardíacas. A prática regular de exercícios diminui as chances de desenvolver problemas cardíacos.

 

São inúmeros os benefícios de ter uma vida mais ativa, com exercícios físicos regulares. Esses são apenas alguns que a Pro Sport separou para você. Aproveite e comece a ter uma vida mais ativa e saudável e viva muito melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *