Atividades físicas em família: saiba como a prática pode ser positiva

Exercícios físicos e saúde: benefícios da academia para o corpo e mente
24 de abril de 2020
Cuidados para praticar esportes com segurança durante a pandemia
27 de maio de 2020

Atividades físicas em família: saiba como a prática pode ser positiva

Estamos em um momento bem desafiador. Temos que ficar em casa, apenas com a família e, consequentemente, tendo que misturar a rotina de treinos com a familiar. Mas saiba que a prática pode ser bem positiva. Você já parou para pensar o quão influente é para a sua família? Listamos algumas razões para fazer exercícios junto com seus filhos. Confira:

Diversão em família

Momentos em família são cada vez mais raros. Agora, em função da quarentena, estamos mais perto. Mas todos tensos e entediados. Por isso, nada melhor do que se exercitar em família. Temos certeza que vai ter altas risadas e muita energia gasta.

Desenvolver habilidades motoras

Desenvolver coordenação motora é importante para todas as idades, mas para os pequenos é ainda mais fundamental, já que eles estão no momento propício de desenvolver essas habilidades. Ou seja, o que as crianças fizerem nessa fase vai determinar esse aprendizado para suas vidas. Coordenação, equilíbrio e locomoção. Os exercícios vão ajudar e muito.

Superar desafios 

O fracasso é algo que vai acontecer na vida de todos e a atividade física também nos ajuda a trabalhar isso. A prática ajuda a mostrar que, mesmo após o fracasso, existe uma nova chance. Além disso, desenvolver uma rotina de atividades físicas vai colocar desafios e metas na vida dos pequenos, o que os estimula a serem melhores. 

Dar exemplo

Você é uma referência para seu filho. Por isso, ensiná-lo a ter uma vida saudável é fundamental. Só de treinar na frente dele você já está passando uma ótima mensagem, imagine então envolver a criança no treino.

Ensinar a importância da prática 

Ensinar a importância do exercício como um todo é a chave para que isso se torne um hábito na vida adulta, da forma mais natural possível.

Opções de atividades para praticar em família

Andar de bicicleta

Pedalar é uma atividade prazerosa e traz inúmeros benefícios à saúde. Como exige equilíbrio, é indicado para crianças com mais de seis anos. Você pode unir a família e andar de bicicleta no parque, apreciando a paisagem, em ciclovias, no condomínio ou em ruas menos movimentadas. Por se tratar de uma atividade aeróbica, age no condicionamento físico de todos, independente da idade. Além disso, melhora o equilíbrio, postura e flexibilidade.

Aulas de dança

Se está à procura de uma atividade física em família que seja saudável e, ao mesmo tempo, divertida e animada, não deixe de considerar a dança como uma opção. Arraste os móveis para o lado, coloque uma videoaula no YouTube e aproveite!

Caminhar ao ar livre

Para as famílias que estão começando agora a praticar atividades físicas regularmente, nada melhor do que iniciar com as caminhadas ao ar livre. O exercício físico é simples de ser praticado, ajuda a evitar a obesidade e ainda aumenta a resistência cardiovascular. E é uma ótima opção para sair um pouco de casa. Mas não esqueça de usar máscara e evitar andar perto de outras pessoas.

Praticar yoga

A yoga trabalha a autoestima e aumenta a sensação de bem-estar, pois atua tanto na condição física quanto na psicológica. Por esse motivo, é excelente para ser praticada em família, aumentando a qualidade de vida de todos.

Inicialmente, não é necessário saber todas as posições e também é possível adaptar a atividade de acordo com a idade da criança. O mais importante é tirar adultos e crianças do sofá para relaxar a mente e exercitar o corpo com a yoga. Principalmente neste período de quarentena.

Que tal começar uma rotina saudável com quem está ao seu lado? Aproveite o isolamento social para fazer atividades positivas com sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *