Cuidados para praticar esportes com segurança durante a pandemia

Atividades físicas em família: saiba como a prática pode ser positiva
10 de maio de 2020
Exercícios no inverno: Treino indoor para dias de chuva e frio
25 de junho de 2020

Cuidados para praticar esportes com segurança durante a pandemia

Algumas atividades cotidianas já estão se normalizando, mas os cuidados ainda precisam ser redobrados. Os exercícios físicos e atividades esportivas estão sendo liberados com algumas precauções. As recomendações incluem distanciamento e modalidades individuais.   

Neste momento, devido ao isolamento social, a prática esportiva não é o ideal. O recomendado é que a população mantenha práticas de atividades físicas. Ou seja, exercícios com movimentos corporais repetitivos, com a finalidade de aumento do gasto de energia basal, fortalecimento muscular e estímulo do sistema cardiorrespiratório. 

Modalidades individuais

Há diversas atividades individuais que podem ser realizadas, como caminhada, corrida, ciclismo e skate. Neste primeiro momento, as atividades coletivas devem ser evitadas, pois é difícil manter a distância correta e as devidas precauções em uma modalidade coletiva.

Pratique exercícios individuais em casa ou em ambientes ao ar livre, como parques, praias, calçadões e ciclovias. Caso deseje utilizar as academias que ficam ao ar livre, lembre-se de higienizar os equipamentos e não colocar a mão no rosto. E sempre use máscaras respiratórias.

Cuidados e precauções

Independente da modalidade que você escolher, algumas recomendações são essenciais para não se expor ao risco e também não oferecer possibilidade de contaminar outras pessoas.  

É fundamental respeitar a distância de um metro para a outra pessoa e usar máscara. E, caso esteja sentindo algum sintoma, como dor de cabeça ou febre, não vá praticar atividades, pois a chance de transmitir para outras pessoas será muito grande.

Treine em casa

Para você que não quer deixar de praticar atividades físicas e também quer se proteger, evitando sair de casa, a melhor opção são os treinos em casa. Profissionais da área tem ensinado maneiras de se exercitar dentro de casa e tem compartilhado diversas dicas on-line. Aproveite!

Em tempos de isolamento social, manter os treinos é bem importante para ocupar a mente e fortalecer o sistema imunológico. As atividades físicas contribuem para a redução do risco de morte relacionado a doenças cardíacas, diabetes, e ainda ajuda no combate à depressão, ansiedade e estresse.

Dicas para malhar em casa

Você pode fazer atividades que trabalham o corpo de forma completa. 

  • Exercícios de agachamento: eles podem ser adaptados, como sentar e levantar, ou isométrico, encostado na parede; 
  • Para a panturrilha: podem ser feitos nos degraus de uma escada;
  • Para os membros superiores: você pode fazer flexões de braço, tanto livre no solo, com apoio das mãos e pés, como com auxílio, apoiando os joelhos junto com as mãos e os pés;
  • Para as costas: podem ser realizados exercícios como remadas curvadas, utilizando halteres ou substituindo por algum objeto, como garrafas com água;
  • Exercícios para bíceps, tríceps e ombros: também podem ser feitos usando os instrumentos para as costas como recurso de carga;
  • Parte aeróbica: podem ser feitos exercícios de polichinelo, corda, corridas estáticas ou utilizar um degrau de escada simulando um step subindo e descendo.

Dicas para iniciantes e para quem já pratica exercícios

Para idosos, gestantes e crianças, são recomendados exercícios como elevação lateral dos braços, elevação frontal dos braços, abdominal, bicicleta imaginária, elevação das pontas dos pés e corrida estacionária. Sempre tomando cuidado para evitar quedas e traumas.

Para quem já pratica exercícios físicos regularmente, estão entre as atividades que podem ser feitas em casa: pular corda, flexão de braço, barra fixa, mergulho no banco, prancha no solo, agachamento, bíceps, elevação lateral e frontal de braços, abdominais, polichinelos, bicicleta imaginária, elevação de ponta de pé e corrida estacionária.

Mantenha suas atividades físicas em dia e proteja-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *