Exercícios no inverno: Treino indoor para dias de chuva e frio

Cuidados para praticar esportes com segurança durante a pandemia
27 de maio de 2020
29 de maio de 2023

Exercícios no inverno: Treino indoor para dias de chuva e frio

O inverno chegou. Além de ser a estação mais fria do ano – o que por si só já nos instigar a abandonar os treinos – também estamos em um período delicado, em que a melhor opção é ficar em casa. 

O isolamento social é motivo suficiente para que você evite ao máximo sair de casa, mas isso não é desculpa para abandonar os exercícios físicos. Apesar da chuva e do frio, nós temos diversas opções para praticar atividades físicas indoor. Você pode fazer yoga, pilates, musculação, treinamento funcional, além de diversas opções de danças.

Modalidades para praticar em casa

Yoga

É uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e mente de forma interligada. Os exercícios auxiliam no controle do estresse e ansiedade, dores corporais, condicionamento físico, auxiliam no emagrecimento, controlam a pressão e os batimentos cardíacos, melhoram o sono e o prazer no contato íntimo. 

Pilates

Assim como o yoga, o pilates é um aliado tanto para o corpo como para a mente. Ele é um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora e amenizar dores. 

Musculação

É a junção de exercícios aeróbicos com o intuito de aumentar a massa muscular. Para isso, são usados equipamentos para forçar os músculos, que geram contrações. O treino é para fins estéticos e também para a saúde, além de ajudar a melhorar o desempenho de atletas. Os exercícios podem ser feitos com barras, halteres, pilhas de peso ou com o peso da própria pessoa. E também pode ser usada a resistência de equipamentos, elásticos e molas. Com a repetição dos movimentos, ocorre o crescimento muscular.

Treinamento funcional

Ele tem como objetivo melhorar os movimentos do dia a dia, como correr, andar, pular, sentar, levantar, puxar, girar e empurrar. Esses exercícios tendem a ativar mais músculos e assim consomem mais energia. Por ter uma quantidade infinita de exercícios e possibilidades, o treino funcional costuma ser mais motivador que a musculação.

Dança

Seja jazz, zumba, ballet, fitdance ou qualquer outro tipo de dança. Se você gosta de dançar, essa é uma excelente modalidade. Cada estilo tem sua própria característica e proporciona diferentes de benefícios. Escolha a que mais te atrai, aquela que te deixa mais à vontade. Além de ajudar na sua saúde física, a dança melhora sua saúde mental e te proporciona muito mais bem-estar. 

Opções é o que não faltam para uma vida ativa e saudável mesmo no inverno e em casa. E sabe o que é mais interessante!? Você pode praticar muitas dessas atividades junto com as crianças e os idosos. Junte toda a família, independente da idade.

Sempre comece por atividades mais leves e vá no seu próprio ritmo. Peça a orientação de um profissional, é importante ter esse auxílio mesmo à distância. Não deixe de treinar, mesmo que sejam exercícios leves. Qualquer atividade pode proporcionar benefícios para a sua saúde. Tenha um bom treino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *