O Crossfit foi criado pelo treinador Greg Glassman, em 2000. Ele se popularizou por trazer diferentes modalidades, ganhando atenção maior das pessoas que queriam sair da monotonia na academia. Um programa sem rotina, de treinamento de força e aumento de condicionamento físico, usado pelo SWAT – Exército dos Estados Unidos. O Crossfit é um treino forte, sim, porém ele promete mais definição em um período curto de tempo.
A base dos treinos são exercícios de alta intensidade com intervalos curtos e movimentos funcionais. As aulas costumam ser divididas tradicionalmente em 3 fases.
A primeira fase é o alongamento e aquecimento, onde são usadas técnicas inspiradas na ginástica olímpica.
A segunda fase é chamada de técnica ou still, são treinos com bolas, cordas, barras, argolas, entre outros.
Por fim, chega a terceira fase, que é a parte mais intensa do treino, chamada de workout of the day (treino do dia), baseada em levantamento de pesos, um treino focado no maior número de repetições que se possa fazer ou no menor número de tempo.
Porém, cada Head Coach determinará o treino certo para você de acordo com seu condicionamento físico.
É muito importante que seu treino seja montado por um profissional qualificado na área para evitar lesões.
Conheça sempre seu preparo e seus limites, não se cobre mais que o necessário e foque sempre na superação pessoal que o Crossfit pode te proporcionar. Encare esse estilo e tenha bons treinos!