Algumas atividades cotidianas já estão se normalizando, mas os cuidados ainda precisam ser redobrados. Os exercícios físicos e atividades esportivas estão sendo liberados com algumas precauções. As recomendações incluem distanciamento e modalidades individuais.
Neste momento, devido ao isolamento social, a prática esportiva não é o ideal. O recomendado é que a população mantenha práticas de atividades físicas. Ou seja, exercícios com movimentos corporais repetitivos, com a finalidade de aumento do gasto de energia basal, fortalecimento muscular e estímulo do sistema cardiorrespiratório.
Modalidades individuais
Há diversas atividades individuais que podem ser realizadas, como caminhada, corrida, ciclismo e skate. Neste primeiro momento, as atividades coletivas devem ser evitadas, pois é difícil manter a distância correta e as devidas precauções em uma modalidade coletiva.
Pratique exercícios individuais em casa ou em ambientes ao ar livre, como parques, praias, calçadões e ciclovias. Caso deseje utilizar as academias que ficam ao ar livre, lembre-se de higienizar os equipamentos e não colocar a mão no rosto. E sempre use máscaras respiratórias.
Cuidados e precauções
Independente da modalidade que você escolher, algumas recomendações são essenciais para não se expor ao risco e também não oferecer possibilidade de contaminar outras pessoas.
É fundamental respeitar a distância de um metro para a outra pessoa e usar máscara. E, caso esteja sentindo algum sintoma, como dor de cabeça ou febre, não vá praticar atividades, pois a chance de transmitir para outras pessoas será muito grande.
Treine em casa
Para você que não quer deixar de praticar atividades físicas e também quer se proteger, evitando sair de casa, a melhor opção são os treinos em casa. Profissionais da área tem ensinado maneiras de se exercitar dentro de casa e tem compartilhado diversas dicas on-line. Aproveite!
Em tempos de isolamento social, manter os treinos é bem importante para ocupar a mente e fortalecer o sistema imunológico. As atividades físicas contribuem para a redução do risco de morte relacionado a doenças cardíacas, diabetes, e ainda ajuda no combate à depressão, ansiedade e estresse.
Dicas para malhar em casa
Você pode fazer atividades que trabalham o corpo de forma completa.
Dicas para iniciantes e para quem já pratica exercícios
Para idosos, gestantes e crianças, são recomendados exercícios como elevação lateral dos braços, elevação frontal dos braços, abdominal, bicicleta imaginária, elevação das pontas dos pés e corrida estacionária. Sempre tomando cuidado para evitar quedas e traumas.
Para quem já pratica exercícios físicos regularmente, estão entre as atividades que podem ser feitas em casa: pular corda, flexão de braço, barra fixa, mergulho no banco, prancha no solo, agachamento, bíceps, elevação lateral e frontal de braços, abdominais, polichinelos, bicicleta imaginária, elevação de ponta de pé e corrida estacionária.
Mantenha suas atividades físicas em dia e proteja-se!