Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas por Distúrbios Osteomusculares Telacionados ao Trabalho (DORT), referem-se aos distúrbios que acometem o sistema músculo-esquelético, especialmente a região da coluna cervical, cintura escapular e membros superiores e que estão associadas ao trabalho.
As LER’s apresentam-se como cansaço muscular devido à permanência em uma mesma posição por longo período ou por movimentos repetitivos, sem a possibilidade de relaxamento da musculatura envolvida no movimento.
Queixas álgicas, de formigamento e dormência, bem como a sensação de peso do segmento corporal estão presentes no relato dos trabalhadores.
Associado a este quadro, frequentemente há o diagnóstico de tendinites, tenossinovites, sinovites e epicondilites, ou mesmo de síndrome miofascial, fibromialgia e síndrome simpático reflexa.
Segundo o Ministério da Saúde, a incidência de LER´s no Brasil têm aumentado e, com isto, a taxa de absenteísmo ao trabalho e os custos destinados à assistência do trabalhador afastado.
Para reduzir essa incidência, é fundamental que o trabalhador adote alguns bons hábitos na sua jornada laboral:
Texto Por: Daniela Meirelles do Nascimento | Fisioterapeuta