O número de academias aumentou mas o faturamento caiu. Segundo levantamento do ACAD (Associação Brasileira de Academias), existem hoje no Brasil cerca de 34 mil academia, porém o faturamento no setor vem caindo de forma significativa.
Os últimos anos não foram bons para o mercado de academias, sendo os problemas econômicos do país um dos fatores principais para este cenário. Mas será que é possível contornar a crise?
Reunimos um grupo de especialistas em gestão para mostrar à você empreendedor como se reinventar e colocar em prática a melhor estratégia para aumentar o faturamento em academias:
Nenhuma academia é igual a outra, e o mesmo vale para as pessoas que as frequentam. A localização é a melhor maneira de conhecer os estilo de vida dos seus alunos. Leve em consideração o perfil econômico e a maneira com que eles encaram os esportes para descobrir se a galera prefere o treino pesado ou se a maioria é iniciante.
Esse é o primeiro passo para uma boa estratégia.
Uma forma de trazer mais clientes e aumentar o faturamento da academia é criar uma série de bonificações. Descontos ao pagar um trimestre adiantado, aulas experimentais e valores especiais para amigos são exemplos de estratégias para fazer com que seu aluno sinta-se motivado a frequentar a academia.
Um modelo que vem sendo adotado por empresários é o da academia “low cost” (à preço baixo). O formato de negócio consiste em oferecer um serviço de academia especializados em uma só modalidade.
O objetivo é reduzir os custos do local e continuar oferecendo um serviço de qualidade aos alunos. Além de disso, é um diferencial que pode garantir o status de “único” para a seu negócio.
Não tenha medo de transformar a sua academia. Tenha alguém dedicado ao marketing do local, crie eventos e workshops e não esqueça de manter a manutenção das suas maquina em dia (neste texto; clique e leia falamos da máquinas na retenção de alunos).