Mantenha sua dieta durante o feriado

Rotina saudável x desempenho profissional
25 de março de 2020
Exercícios físicos e saúde: benefícios da academia para o corpo e mente
24 de abril de 2020

Mantenha sua dieta durante o feriado

Feriado de Páscoa, muitos chocolates pela casa. E a dieta, como fica? Calma, a Pro Sport preparou algumas dicas para você ter uma Páscoa saudável e gostosa, e sem os exageros comuns desse período.

É difícil resistir a um pedaço de chocolate, e a notícia boa é que você não precisa deixar de comer. A dica é: coma o chocolate certo e a quantidade certa e está tudo certo. Leia até o final que daremos todas as respostas para as suas dúvidas.   

Se você está de dieta e tem o objetivo de perder peso, evitar os exageros no feriado é mais do que essencial. E isso inclui também o tradicional almoço de Páscoa. É preciso consumir tudo sem exageros, com moderação e consciência. 

Dicas para uma Páscoa saudável e gostosa 

Opte por alimentos saudáveis: Aproveite as opções saudáveis que essa data oferece, como o consumo de peixes, por exemplo. De preferência para os peixes de carne branca em preparações leves, como grelhados, cozidos ou assados. E como acompanhamento, dê preferência aos legumes, verduras e cereais integrais, eles são ótimas opções.

Controle as porções: Cuidar a quantidade de comida que você coloca no prato é tão importante quanto a escolha dos alimentos, tanto para uma refeição equilibrada quanto para evitar os quilos a mais. 

Consuma chocolate com moderação: Consuma os chocolates em pequenas porções. Você também pode consumi-los com frutas picadas. As frutas enriquecem a sobremesa ou o lanche com fibras, o que faz com que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta do que quando comparado ao consumo puro de chocolate. A quantidade ideal de consumo é de até 30g por dia (uma barra individual) de chocolate.

Prefira os chocolates amargos: Se o chocolate fizer parte do seu cardápio, siga a regra de: quanto mais cacau, melhor. Isso significa que os chocolates amargos, com 70% ou mais de cacau são os mais indicados. Eles devem ser a primeira opção. E os chocolates brancos devem passar longe das suas escolhas.

Leia os rótulos: O chocolate diet pode conter grande quantidade de gordura, apesar de não possuir açúcar, o que não os torna uma opção favorável para quem busca a perda de peso.

Benefícios do cacau

Você sabia que o cacau é um alimento que pode auxiliar na prevenção de doenças, contribuir para melhor fluxo arterial e até proporcionar benefícios em tratamentos estéticos?

Sim, o chocolate pode ser um ótimo aliado para a saúde. Mas, para se beneficiar você precisa consumir o chocolate amargo ou meio amargo, que possuem maior concentração de cacau.

Alguns benefícios do chocolate amargo ou meio amargo 

  • Gera sensação de bem-estar e bom humor, pois ajuda o corpo a liberar o hormônio serotonina;
  • Diminui o estresse e pode servir de calmante natural;
  • Faz bem para o coração, por conta dos antioxidantes e flavonoides que possui;
  • Age como anti-inflamatório, diminuindo inflamações crônicas;
  • Aumenta a expectativa de vida, pois o cacau possui antioxidantes, que retardam o envelhecimento do corpo.

Aproveite o feriado e tenha uma Páscoa gostosa e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *